quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pessegueiro


O pessegueiro (Prunus persica) é uma árvore de fruto da família das rosáceas. Tem folhas lanceoladas, flores solitárias rosadas. É cultivado em larga escala em Portugal.

É originário da Pérsia e da China. Os latinos chamavam ao seu fruto Malum persicum, “maçã-da-Pérsia”. Na China antiga, o pessegueiro era símbolo da imortalidade e da longevidade. A sua flor era o símbolo das mulheres jovens. A lenda chinesa da deusa das fadas Hsi-Wangmu diz que a cada mil anos nasciam no seu jardim pessegueiros que tornavam imortal quem comesse os seus frutos. Ainda na China, a madeira da árvore protegia dos seres maléficos e, por isso, penduravam-se ramos de pessegueiro nas portas durante as festas do Ano Novo. No Japão, a flor do pessegueiro simboliza a Primavera e a virgindade, e celebram-se festas em sua honra. Na simbologia cristã, em certas pinturas da Virgem Maria com o Menino, surge o pêssego no lugar da maçã, representando o fruto da salvação.

Este é um fruto com muitas utilizações. Compotas, bolos, caldas… Mas o melhor mesmo é ao natural. É agradável ter uma cesta com pêssegos acabados de apanhar a perfumar a nossa cozinha. Depois de um bom almoço, ou numa pausa a meio da tarde, sabe bem saborear um pêssego.

Sem comentários:

Enviar um comentário