terça-feira, 17 de agosto de 2010

Outros jardins


Quando nos deparamos com uma flor, planta, erva aromática, usufruímos das suas cores, cheiros, gostamos de lhes tocar. Depois pensamos que há mais do que isso. Há a simbologia que toda a natureza tem. Há um sem número de aplicações diferentes que se podem fazer com flores ou ervas, de que muitas vezes não nos lembramos. Algumas são até bem simples e saborosas, como as bolachas com alfazema.

Olhando para o nosso jardim, pensámos que poderíamos entender melhor a natureza que nos rodeia explicando pequenos detalhes, talvez conhecidos para muitos, mas saborosas novidades para nós.

Inicialmente a ideia era mostrar só o nosso jardim. Está perto, cuidamos dele, é nosso conhecido. Mas estamos em tempo de férias, de passeio por outros jardins. Mal não fará conhecê-los um pouco também.  

O Jardim Botânico de Coimbra é um percurso que fazemos esporadicamente. Diferentes estações do ano dão diferentes perspectivas.

 

Desta vez a visita foi a Ponte de Lima, ao Festival Internacional de Jardins. Já se realiza há alguns anos, sempre com um tema diferente. Este ano os vários concorrentes mostraram o “Kaos no jardim”. Sendo a nossa estreia, não sabíamos bem o que íamos encontrar. O espaço onde se realiza o festival é um belo jardim, com latadas de videiras e de limoeiros (o que foi uma novidade para nós), e interessantes labirintos de hortênsias e jasmins. Gostámos. Quanto à exposição, foi uma estranha surpresa. Esperávamos deparar-nos com ideias inovadoras de jardins. Em vez disso o que vimos foi mesmo o Kaos. Estranhas instalações com esculturas de metal, balões, ferros retorcidos… caótico como se queria. Irlanda, Brasil, Espanha, Holanda, entre outros; mostram hoje como poderá ser o futuro se não mudarmos a nossa relação com a natureza. Sentimos a falta de plantas, flores, árvores. Não foi o que nos apetecia ver, mas funciona bem como um aviso.

Sem comentários:

Enviar um comentário