O goji vem da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalaias. Os frutos são bagas vermelhas. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa, visto que aqui consumimos o fruto seco.
Aqui no nosso jardim não conhecíamos nada disso, até que uma amiga nos deu uma mão cheia de bagas, para experimentar. Pesquisámos, ficámos a saber de todas as propriedades anti-oxidantes deste fruto e resolvemos tentar.
Talvez não tenha ainda sido referido, mas este blog é um projecto mãe-filha, com a supervisão e conselhos preciosos de uma avó muito entendida em plantas. O goji não foi excepção. As sementes retiradas dos frutos secos foram para os habituais copinhos de iogurte e com tempo e paciência esperámos que se desenvolvessem. Solinho de manhã, solinho à tarde… Este momento inicial esteve entregue às mãos experientes da avó.
Chegou a altura de os passar para a terra e assim vieram até nós. Outros foram para outros sítios. Estamos agora na fase de comparar evoluções. Alguns dos nossos estão bem, altos e com umas florzitas minúsculas e com um tom de lilás muito ténue que quase não se nota.
Mas como se vê na foto, há um que já deu fruto. É o da avó. O seu jardim fica num terceiro andar numa rua da Figueira da Foz. Quando se tem uma relação assim especial com a natureza, em qualquer lugar se faz verde.
ola ,interessante o seu blog,parabens,
ResponderEliminar