Numa das nossas idas ao mercadinho do Jardim Botânico de Coimbra encontrámos tupinambos (Helianthus tuberosus). Não sabíamos muito bem o que era, mas resolvemos arriscar e trazer alguns. Lembro-me que na altura experimentámos numa salada, ralados (como a couve roxa) e gostámos.
Aprendemos que o tupinambo é também chamado de girassol batateiro. Exteriormente é mesmo parecido com o girassol, embora as suas flores sejam mais miudinhas. A sua raiz, o tubérculo que se come, é um substituto da batata, ideal para diabéticos, segundo afirmam os especialistas, devido ao facto de não ter amido.
Tivemos então a ideia de cultivar alguns dos tupinambos trazidos de Coimbra. A foto tem já alguns dias. Procurámos apanhá-los no seu momento mais girassol. Agora já não estão exactamente assim, tanto mais que nos últimos dias tem chovido bastante e o vento também produz os seus efeitos.
Segundo as nossas pesquisas, aproxima-se o momento de verificar se escondido na terra se encontra alguma coisa que valha a pena. Se o resultado for bom, aumentamos a área de cultivo. Quem sabe se a nossa horta não alarga os seus horizontes.
Entretanto noutra altura talvez possamos partilhar uma original forma de confeccionar tupinambos.
Boa alternativa à batata nas sopas, se vingar avisem!
ResponderEliminar