quarta-feira, 21 de julho de 2010

Romãzeira


A romãzeira (Punica gramatum) é uma árvore da família das punicáceas, de cinco a seis metros de altura, folha caduca, tronco liso e tortuoso. Os ramos são finos, as folhas oblongas e brilhantes. Florescem de Maio a Julho. As flores escarlates dão como fruto a romã. As flores são hermafroditas (têm os dois sexos) por isso não é preciso mais do que uma árvore para ter frutos. Em Portugal é também conhecida como romeira.

A romã é símbolo da fertilidade, do casamento, do amor, da unidade do universo, da doação, da generosidade e da misericórdia.

Segundo a mitologia, Zeus e Deméter tinham uma filha chamada Perséfone. Um dia, O seu tio Hades, com a ajuda de Zeus, raptou-a e levou-a para o inferno. Depois de muitas buscas pela filha, Hélio (o Sol) disse a Deméter o que tinha acontecido. Deméter resolveu não regressar ao Olimpo até que lhe fosse devolvida a filha e, como deusa da vegetação, não a deixaria crescer. Por vontade de Zeus, o rei dos infernos devolveu-lhe a filha, mas antes obrigou Perséfone a comer uma semente de romã, que a impedia de o abandonar para sempre. Chegou-se a um acordo: Perséfone passaria quatro meses com Hades, no Inferno, e oito com a mãe, no Olimpo e na Terra.

Juntando o útil ao agradável, a romã pode estar sempre presente. Mesmo agora que é Verão e podemos desfrutar da flor mas não temos o fruto. Em época de abundância sempre podemos fazer sumo de romã, congelar em cubinhos, que podem muito bem juntar-se a um copo de água e constituir uma bebida refrescante e rica em anti-oxidantes (que estão muito na moda agora). Uma folhinha de hortelã para aromatizar, uma sombra, um bom livro…

 

Sem comentários:

Enviar um comentário